Bahia se despede com triunfo em PituAço.


O Bahia venceu a Juazeirense por 2x0 e se manteve na liderança de seu grupo na segunda fase do Campeonato Baiano. O triunfo marcou a despedida (na verdade um até logo, pois deve voltar a jogar lá pouco antes da Copa das Confederações) do Bahia no estádio de PituAço. Algumas coisas boas e outras que precisam ser corrigidas o mais rápido possível.

O jogo começou com um Bahia disperso e sonolento em campo, e a Juazeirense que veio para se defender partiu para cima, já que os donos da casa não tomaram a iniciativa. Os visitantes tiveram as melhores chances iniciais, e em uma delas depois de falha de Titi, Deon perdeu a chance de abrir o marcador, com uma defesa de puro reflexo de Lomba. A partir daí, o Bahia acordou no jogo depois de uma cabeçada de Titi na trave, pois até então apenas Adriano estava correndo muito e tentando agredir o adversário.

A partir desse momento (lá pelos 30 minutos) o Bahia passou a dominar o jogo e ainda no primeiro tempo, o argentino Rosales fez um bom lançamento que Obina não alcançaria, mas acreditou até o fim, e o goleiro adversário que vinha bem na partida falhou, e deixou o atacante na boa para marcar seu primeiro gol com a camisa do Esquadrão e sair com a vantagem no 1º tempo. Na volta do intervalo, a Juazeirense com o placar adverso teve que sair mais para o jogo e abriu espaços, o Tricolor criou muito, mas pecou nas finalizações e Obina e Adriano perderam gols de frente pro goleiro.

Alguns erros no setor defensivo deixaram a partida com tom dramático, já que o Bahia era visivelmente superior ao adversário, mas não estava conseguindo ampliar o placar e vez em quando corria o risco de sofrer o empate. Jorginho fez as suas alterações para dar sangue novo no jogo, com Anderson Talisca e Matheus nos lugares de Marquinhos e Obina, e a nova dupla quase conseguiu marcar, mas Matheus errou o alvo depois de rebote do goleiro em chute de Talisca. Para não correr mais riscos, Jorginho fez a última alteração colocando Feijão na vaga de Rosales, que já estava cansado.

O segundo gol para dar tranquilidade e garantir o triunfo veio só aos 42 minutos, e no melhor estilo do Bahia, bola parada e cabeçada de Fahel. A falta lateral, ainda bem, foi cobrada por Talisca, pois Neto havia errado todas as tentativas de faltas e escanteios alçados na área. O time se portou bem, mas faltou finalizar melhor para não correr tantos riscos como no jogo de ontem, poderia ter matado o jogo nos primeiros 15 minutos do 2º tempo.

Como havia dito no pré-jogo, eu prefiro a escalação assim com dois meias ofensivos, e todos viram que desta forma Rosales rendeu mais e Adriano e Obina receberam muito mais bolas em qualidade para marcar. O argentino por sinal foi o melhor em campo, e teve um excelente aproveitamento nos passes, o único que pode ser considerado errado, pois foi um pouco forte demais, contou com a ajuda do goleiro que falhou e Obina abriu o placar. Marquinhos também fez uma boa partida depois que o time acordou em campo e cresceu em campo, ele foi no embalo criando boas chances para a dupla de ataque.


Obina comemora o seu primeiro tento com a camisa do Bahia. (Foto: atarde.com.br)

Até mesmo os laterais tiveram um melhor aproveitamento, indo mais ao ataque e participando das jogadas. Magal não foi espetacular, mas desempenhou bem o seu papel e deve ficar com a vaga de Jussandro. Já Demerson cometeu pequenos erros, o que me faz pedir a volta de Danny Morais ao time junto com Titi. Como Jorginho havia dito que precisava tomar cuidado com a defesa, fico satisfeito que ele está atento ao que está acontecendo. Outro elogio fica por conta da base, as três substituições foram meninos da base que entraram em campo, e aos poucos vão pegando cancha para se firmarem de vez no time de cima.

Agora é manter a sequência e melhorar a cada jogo.  O próximo desafio será em Feira de Santana contra o Bahia de Feira que já não é mais o mesmo de dois anos atrás, e ainda não venceu nesta segunda fase somando apenas um ponto em dois jogos.


Confira os melhores monentos do jogo:


Créditos do vídeos: globoesporte.com/ba (Rede Bahia/SporTv)



Por Lucas França
Salvador

Deixe seu comentário