Depois de mais de um mês, Vitória retorna aos gramados diante da torcida pelo Baianão.


Passada a eliminação da Copa do Nordeste com uma goleada sofrida dentro de casa contra o Ceará, o treinador Caio Jr. aproveitou este período de quase 30 dias sem jogos, para aprimorar o condicionamento físico dos jogadores e tentar encontrar a melhor formação para o time. A grande preocupação continua sendo o setor defensivo, que contará somente com Cardoso de novidade, já que Victor Ramos que ia formar dupla de zaga com ele sofreu uma contusão e Gabriel (que foi sondado, mas ainda não teve sua saída concretizada para o Vasco da Gama-RJ) deve assumir, já que David Braz não treinou com um desconforto estomacal e foi cortado. Com a saída de Rodrigo Mancha, outro que quase saiu do clube, porém mostrou ao treinador seu valor foi Michel, ele fará a dupla de volantes com Luís Alberto. O único setor que não terá nenhuma alteração é o quarteto ofensivo, com Escudero, Cajá (que só cumprirá suspensão pela expulsão na eliminação do Vitória na Copa do Nordeste em competições organizadas pela CBF) Maxi e Nicácio, que não teve seu contrato renovado e terá ainda que mostrar mais capacidade se quiser permanecer na Toca do Leão. Para esta partida o comandante coloca em campo o seguinte time: Deola; Nino Paraíba, Gabriel Paulista, Cardoso e Mansur; Michel, Luís Alberto, Renato Cajá e Escudero; Maxi e Marcelo Nicácio.

Confira a lista de jogadores relacionados:

Goleiros: Deola e Wilson
Laterais: Nino, Marcos e Mansur
Zagueiro: Gabriel, Cardoso e Fabrício
Volantes: Michel, Luis Alberto, Gabriel Soares, Cáceres
Meias: Renato Cajá, Escudero
Atacantes: Maxi, Marcelo Nicácio, Dinei, Marquinhos

Como costumo ver sempre o lado positivo das coisas, espero que Caio Jr. tenha aproveitado bem este período pós eliminação e sem nenhum jogo oficial do time para arrumar a casa, sobretudo da defesa, que desde o segundo turno da Série B do ano passado, este setor erra muito durante as partidas. Cardoso parece que vai ser o homem de confiança do treinador, naquela fatídica partida como lateral esquerdo ele não agradou, até falhou no primeiro gol do Ceará, mas quando foi deslocado para a zaga "arrumou a cozinha", mas como naquele jogo nada deu certo, vamos esquecer e olhar pra frente.


Caio Jr. vai enfrantar um velho conhecido do Leão: o ex-treinador Ricardo Silva. (Foto: ibahia.com)

 
A minha expectativa na defesa era Victor Ramos com Cardoso, mas como isso não vai acontecer pela contusão de VR3, seique Gabriel vai fazer uma boa partida, muito mais porque como esta quase certa a sua saída, ele vai com certeza querer sair mostrando serviço, pra que a torcida tenha boas lembranças dele. A lateral esquerda é outro setor que me preocupa, não porque eu acredite que Mansur não tenha capacidade, mas porque a posição precisa de um jogador mais experiente que ele, que intimide o adversário, isso inclusive vai ajudar no processo de amadurecimento de Mansur e vai ajudá-lo também a crescer tecnicamente, não creio que ele esteja pronto para assumir a camisa 6 neste ano. A diretoria tem que buscar no mercado um jogador para essa posição. Na outra lateral temos o mesmo problema, só que temos um Nino despreocupado com a concorrência, já que Marcos só deve jogar se ele estiver contundido ou suspenso, e no meio de campo a mesmo coisa, Michel só entrou porque Rodrigo Mancha foi negociado, senão seria banco mesmo ( Edson Magal ainda acredito que seja melhor que eles) já que Neto Coruja deve ser o titular com a camisa 5. No ataque todo mundo sabe o que penso de Nicácio, acho fraco pro Vitória, e espero realmente que chegue um camisa 9 para parar o aeroporto, como disse Caio Jr., só espero que não seja Adriano Imperador, porque aí seria uma piada de muito mal gosto.

Vamos agora aguardar pra ver se dentro de campo a equipe mostra uma mudança realmente, se esse período sem jogos serviu para alguma coisa, porque nas arquibancadas, os torcedores vão cobrar bastante, e eu espero que eles sejam correspondidos já neste sábado.


***

 
O Vitória anunciou o empréstimo do goleiro Douglas para o Boa Esporte-MG até o final do ano de 2013. Com a chegada de Wilson, que acredito que esteja à frente tecnicamente dele, o jogador ficou sem espaço, e ter jogador que não seja jovem da base como terceiro reserva eu acho uma perda de tempo e dinheiro. Como Gustavo está na Toca treinando e é da base, tem que ser o terceiro goleiro realmente, não faz sentido ter 3 goleiros com a mesma faixa etária sendo que somente um vai jogar.

Outro que saiu do Vitória, só que não por empréstimo, ele teve seu contrato rescindido em comum acordo com o clube, foi o volante Rodrigo Mancha que foi no jogar no Oita Trinita do Japão. O volante tinha contrato até o fim deste ano, mas recebeu uma boa proposta do time japonês e foi embora. Rodrigo Mancha sempre foi um jogador de nível técnico baixo, com mais qualidade defensivas e praticamente nenhuma ofensiva. Aí entramos naquele mesmo assunto de que ele não é bom o suficiente para as competições que o Vitória vai ter pela frente essa ano, além do mais o elenco conta com Mineiro, Gabriel Soares, Neto Coruja, Luís Alberto, Cáceres, Michel, Edson Magal, além de Fernando Bob, que deve sair em maio. Como acredito que se estiver 100% fisicamente Neto Coruja será o titular, e Michel é melhor que Rodrigo Mancha, ainda que não seja essas coisas todas, é melhor realmente o clube enxugar o elenco. Vale lembrar que Edson Magal vem treinando bem e que Michel e Neto abram o olho.


Após dois meses Pedro Oldoni assinou contrato e já está regularizado para jogar. (Foto: ibahia.com)

 
Dois saindo, e um chegando, na verdade ele já estava aqui. Como eu esperava no início do ano, quando o Vitória anunciou sua chegada, e ainda disse que Pedro Oldoni não seria contratado, isso aconteceu. Após dois meses, o atacante já foi regularizado e pode jogar com a camisa do Leão. Ele continua não sendo o camisa 9 ideal que eu esperava para este ano, apesar de ser um jogador com experiência, rodado inclusive na Europa, porém é muito pouco para as pretensões do Vitória. Como Nicácio ainda não teve seu contrato renovado (acaba no fim de maio), Pedro Oldoni pode ser seu substituo, vamos esperar que chegue ainda um camisa 9 com qualidade para ser titular absoluto.



Por Juba Leiro
Salvador

Deixe seu comentário